Tudo sobre a liraglutida no tratamento de obesidade.
O que é?
A liraglutida é um medicamento pertencente a uma classe chamada de “agonistas do receptor do GLP-1”. Mas o que é o GLP-1?
O GLP-1 é um hormônio produzido pelo nosso intestino que promove a redução do apetite, retardo do esvaziamento do estômago, aumento da sensação de saciedade e ainda regula a glicemia. Por isso, seu uso é aprovado tanto para o tratamento de obesidade quanto de diabetes.
Como a liraglutida está disponível?
A liraglutida é disponível no mercado em duas versões: Victoza – caneta que dispensa uma dose máxima de 1,8mg por aplicação (indicada em bula para tratamento de Diabetes tipo 2) e Saxenda - caneta que dispensa uma dose máxima de 3mg por aplicação (indicada em bula para o tratamento de sobrepeso e obesidade).
Quando está indicado?
Pacientes com IMC ≥30
Pacientes com IMC ≥27 com doenças associadas ao ganho de peso, como alteração da glicose, hipertensão arterial, alteração do colesterol e apnéia do sono.
Perda média de peso
No estudo SCALE, a perda média de peso com a medicação foi de 9,2%.
Porém, em análise de subgrupos observamos que:
63,2% dos participantes do estudo tem perdas ≥5% do peso;
33,1% perdem > 10% do peso;
14,4% perdem > 15% do peso.
Grandes vantagens
O medicamento apresenta segurança cardiovascular e neuro-psiquiátrica, pode ser utilizado em idosos, adolescentes (>12 anos e com mais de 60kg) e pacientes com insuficiência hepática e renal leve a moderada.
Efeitos colaterais
Costumam ser de cunho gastrointestinal – como náuseas, vômitos, diarreia, constipação e dor abdominal – com intensidade leve e costumam melhorar no decorrer do tratamento.