Blog

Veja nossas postagens

Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Como você leu no nosso primeiro texto, a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) é uma causa importante de excesso de andrógenos, irregularidade menstrual e disfunção cardiometabólica em mulheres.

Os objetivos do tratamento da SOP incluem:

- Amenizar as manifestações clínicas do hiperandrogenismo, como o hirsutismo, a acne e a queda de cabelo;
- Prevenir a hiperplasia endometrial e o câncer de endométrio, que pode ocorrer como resultado da irregularidade menstrual e anovulação;
- Garantir contracepção naquelas mulheres que não desejam engravidar;
- Manejar as anormalidades metabólicas e reduzir os fatores de risco para Diabetes tipo 2 (DM2) e doença cardiovascular;
- Induzir a ovolução, nas mulheres que desejam engravidar.

Por onde começar? O que todas devem fazer?

Todas as pacientes devem ser instruídas a realizar dieta, praticar atividade física e perder peso em caso sobrepeso ou obesidade. A perda de peso será benéfica para melhorar a resistência à ação de insulina, o hiperandrogenismo e aumentar as chances de ovulação.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO INDIVIDUALIZADO

Como amenizar as manifestações clínicas do hiperandrogenismo?
As diretrizes sugerem os anticoncepcionais orais combinados (aco) como tratamento medicamentoso de primeira linha para o manejo do hiperandrogenismo.
Após 6 meses de tratamento, se a resposta cosmética for insatisfatória, podemos adicionar um medicamento antiandrogênico (como a Espironolactona, por exemplo). Algumas vezes, se opta por iniciar simultaneamente o aco com o antiandrogênico.

Como regularizar os ciclos menstruais e prevenir a hiperplasia e o câncer de endométrio?

As diretrizes sugerem os anticoncepcionais combinados (aco) como tratamento medicamentoso de primeira linha para o manejo da irregularidade menstrual e proteção endometrial.
Mulheres que não podem ou não querem utilizar aco podem utilizar, como alternativa, progestinas de forma contínua ou intermitente ou ainda DIU de levonorgestrel.
A vantagem do uso de aco sobre as outras alternativas é que eles já melhoram as características de hiperandrogenismo e, ao mesmo tempo, garantem contracepção.
A metformina é uma alternativa potencial para restaurar os ciclos menstruais, mas sua habilidade em promover proteção endometrial é menos estabelecida, por isso ela é considerada uma terapia de segunda linha.

Como manejar as anormalidades metabólicas e reduzir os fatores de risco para Diabetes tipo 2 (DM2) e doença cardiovascular?

A perda de peso é a intervenção de primeira linha para a maior parte das mulheres. O tratamento de sobrepeso e obesidade é realizado da mesma forma que se tratam as pacientes com sobrepeso e obesidade sem SOP – dieta, exercícios, medicamentos e, quando necessário, cirurgia bariátrica.
É importante que as pacientes saibam que, mesmo perdendo pequenos percentuais de peso, como 5-10%, os ciclos ovulatórios já podem ser restaurados e sua chance de gestação aumenta.
Alguns medicamentos, como a metformina, podem reduzir os níveis de insulina nas mulheres com SOP. Esses medicamentos também reduzem a produção ovariana de andrógenos e podem restaurar os ciclos menstruais.

Como induzir a ovolução nas mulheres que desejem engravidar?

A indução de ovulação normalmente é realizada pelo médico ginecologista especialista em reprodução. Medicamentos como letrozol e citrato de clomifeno são os mais utilizados.
Como já comentei antes, a perda de peso e a metformina também podem ser utilizadas como alternativas potenciais para restaurar os ciclos menstruais. A metformina pode ser utilizada isoladamente, ou em combinação com o clomifeno, porém a terapia isolada com clomifeno ou letrozol é superior a terapia isolada com a metformina nas taxas de nascidos vivos.
Outra forma de induzir ovulação é através da administração de gonadotropinas exógenas.

Receba novidades

WhatsApp