Blog

Veja nossas postagens

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Uma síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma doença. No caso da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), as manifestações clínicas são resultado do excesso de hormônios masculinos circulantes (que na medicina chamamos de hiperandrogenismo).

A SOP é uma doença endócrina muito comum, que afeta 5-10% das mulheres. Ela normalmente começa a se manifestar na adolescência e está associada com o surgimento de algumas características clínicas, que não necessariamente aparecem todas juntas. São elas:
- Sinais de hiperandrogenismo: hirsutismo (excesso de pelos terminais em áreas tipicamente masculinas), acne, queda de cabelo de padrão masculino;
- Irregularidade menstrual ou ausência da menstruação;
- Presença de policistos nos ovários visualizados através da ultrassonografia transvaginal;
- Obesidade e resistência à insulina.

Diagnóstico em mulheres adultas na pré- menopausa

Os critérios de Rotterdam são os mais utilizados. Para fazer o diagnóstico, pelo menos dois destes três critérios precisam estar presentes:

- Oligovulação (poucas ovulações por ano) ou anovulação (ausência completa de ovulação);

- Sinais bioquímicos de hiperandrogenismo (alteração de exames de sangue) * OU sinais clínicos de hiperandrogenismo (hirsutismo, acne, queda de cabelo);

- Presença de policistos nos ovários visualizados através da ultrassonografia transvaginal ou volume ovariano aumentado.

* Exames para avaliar hiperandrogenismo NÃO devem ser feitos em mulheres utilizando pílula anticoncepcional combinada, metformina ou espironolactona, visto que estes medicamentos podem alterar os níveis de andrógenos. Antes de realizar os exames, estas medicações devem ser suspensas por pelo menos 4-6 semanas.

Mas atenção! O diagnóstico só vai ser confirmado após seu médico EXCLUIR a presença de outras doenças que se parecem com SOP, como, por exemplo: doenças tireoidianas, Hiperplasia Adrenal Congênita forma não clássica, hiperprolactinemia , Síndrome de Cushing e tumores secretores de andrógenos.

Avaliação adicional após o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos

É importante avaliar:
- Risco cardiovascular: aferir pressão arterial, verificar índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal, perfil lipídico, realizar teste de tolerância à glicose oral (ou pelo menos dosar glicose de jejum e hemoglobina glicada);
- Presença de doença hepática gordurosa não alcoólica (gordura no fígado);
- Presença de apnéia do sono: realizar polissonografia se sinais e sintomas sugestivos estiverem presentes, como ronco e sonolência diurna;
- Presença de depressão e ansiedade: mulheres com SOP são mais suscetíveis a estes diagnósticos quando comparadas com mulheres com o mesmo IMC sem SOP;
- Avaliação da fertilidade em mulheres que desejam gestar.

Riscos da Síndrome dos Ovários Policísticos para a saúde

Esse diagnóstico traz consequências para a saúde como aumento do risco de Síndrome Metabólica, Diabetes tipo 2, e, possivelmente, doença cardiovascular e carcinoma de endométrio.

Ter apenas ovários policísticos na ultrassonografia quer dizer que tenho SOP?
Não! Mulheres com apenas este achado, mas sem irregularidade menstrual e sem hiperandrogenismo, não tem SOP e não necessitam de investigação adicional.

Quer saber sobre as possibilidades de tratamento da SOP? Siga me acompanhando por aqui, pois este será o tema abordado dentro de algumas semanas.

 

Receba novidades

WhatsApp