Blog

Veja nossas postagens

O que é a resistência à insulina?

A fim de explicar o que é a resistência à insulina, farei uma analogia bem simples. Para abrir a porta da sua casa você precisa que a sua chave entre na sua fechadura, correto? Pense na insulina como sendo uma chave que, para abrir uma porta e permitir a entrada da glicose, precisa se ligar a uma fechadura, que é o receptor de insulina. Se a chave entrar na fechadura, a glicose entra para dentro da célula e todo o processo metabólico acontece de forma correta. Já na resistência à insulina, o problema normalmente está na fechadura ( que é o receptor da insulina), ou seja, no sinal que abriria a porta para a entrada da glicose é como se você chegasse em casa e alguém tivesse adicionado uma nova fechadura e você não conseguisse mais entrar com uma só chave. Na resistência à insulina, é como se a fechadura não tivesse mais um buraco simples, mas virasse uma combinação de dois ou mais buracos. Para abrir a porta, nós precisaríamos de mais chaves, ou seja de mais moléculas de insulina. Então, o nosso pâncreas começa a liberar mais insulina, aumentando sua concentração no sangue.

Enquanto a porta for aberta, nossa glicose sanguínea continua normal. Nesse caso, nós temos uma resistência à insulina sem diabetes. Esse é o momento em que o pâncreas produz mais insulina e consegue forçar a abertura da porta e, por um tempo, isso funciona, mas, se a resistência à insulina for intensa e prolongada, o pâncreas não dá mais conta de produzir uma quantidade suficiente de insulina e a glicemia começa a aumentar no sangue, surgindo o diabetes do tipo 2.

E por que acontece essa resistência à insulina? A resistência à insulina normalmente, surge em resposta ao excesso calórico e ao ganho de peso, quando nossos estoques de gordura subcutânea (que é a gordura
mais saudável) ficam saturados, fazendo com que o excesso seja depositado sob a forma de gordura visceral e, essa deposição, atrapalha a ação correta da insulina, levando à resistência.

E vocês sabem quais as outras consequências da resistência a insulina ?
- A resistência à insulina aumenta a retenção de sódio que, por sua vez, favorece a retenção de água, aumentando o volume líquido no nosso organismo, contribuindo para o aumento da pressão arterial.
- A resistência à insulina favorece a utilização da glicose como fonte de energia, ao invés de favorecer a utilização da gordura
- A resistência à insulina estimula a produção de colesterol pelo fígado.

Quem fará o diagnóstico de Resistência à Insulina ou Diabetes tipo 2 em você é seu médico e o tratamento para reduzir a resistência à insulina é através da perda de peso com dieta e exercícios físicos e, algumas vezes, o tratamento medicamentoso também deverá ser associado.

 

Receba novidades

WhatsApp