Blog

Veja nossas postagens

Metformina ajuda na redução do peso corporal?

A metformina é um medicamento muito usado no tratamento do Diabetes tipo 2 (DM2) e do pré-Diabetes. Seus benefícios incluem a redução da produção de glicose pelo fígado, a redução da absorção intestinal de glicose e a melhora da sensibilidade à insulina através do aumento da captação periférica de glicose e sua utilização.

Relação peso e DM2

A perda de peso é a intervenção mais importante para prevenir ou retardar o início do DM2 em pessoas com sobrepeso e obesidade. O excesso de peso está fortemente associado com a resistência à insulina e à hiperglicemia e melhoras nos níveis de glicose sanguínea são evidentes quando indivíduos acima do peso emagrecem.

Existe espaço para uso de metformina no tratamento da obesidade?

Redução do apetite e ingesta alimentar foram relatados em diversos estudos, porém não em todos.

O estudo DPP e DPPOS (1)

O Diabetes Prevention Program (DPP) foi um estudo randomizado controlado que comparou a perda de peso entre três grupos: o primeiro grupo usou apenas a metformina, o segundo grupo fez intervenção intensiva no estilo de vida (apenas com dieta e exercício) e o terceiro grupo utilizou placebo.
O Diabetes Prevention Program and its Outcomes Study (DPPOS) observou estes mesmos pacientes após o final da fase de cegamento.
Dos 3234 participantes, todos com níveis elevados de glicose associada a sobrepeso ou obesidade, 1066 perderam pelo menos 5% do peso no primeiro ano e foram acompanhados por mais 15 anos.

Resultado após 1 ano:
28% dos participantes do grupo que usou metformina perderam pelo menos 5% do peso;
62,6% dos participantes do grupo que fez intervenção intensiva no estilo de vida perderam pelo menos 5% do peso;
13,4% dos participantes do grupo placebo perderam pelo menos 5% do peso.

Olhando para esses resultado você pensa: “então fazer dieta e exercício é mais efetivo que somente usar metfomina não é mesmo?”
ERRADO! E te explico o porquê.

Após o final da primeira fase do estudo, qual a porcentagem de pacientes de cada grupo que conseguiram manter a perda de peso entre o 6º ao 15º ano de acompanhamento?
6,2% dos participantes do grupo que usou metformina
3,7% dos participantes do grupo que fez intervenção intensiva no estilo de vida
2,8% dos participantes do grupo placebo
Logo, o grupo que utilizou a metformina foi o que obteve o maior sucesso na MANUTENÇÃO da perda de peso.

Então a metformina é a salvação?

TAMBÉM NÃO!
Lembrem que foram 28% dos participantes do grupo que usou metformina que perderam pelo menos 5% do peso e não 100% deles! Logo, a metformina NÃO é pra todo mundo, mas é importante saber que existe UMA PARCELA de pacientes que respondem a ela – nestes, é observada uma perda de peso significativa e maiores taxas de manutenção desta perda, o que é interessante, pois esse medicamento é de baixo custo.

Efeitos colaterais esperados da metformina

Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, diarreia, vômito, desconforto abdominal e perda de apetite.

Formulação de liberação lenta x liberação imediata

A metformina de liberação lenta (conhecida como metformina XR) demonstra ser mais bem tolerada e causar menos efeitos adversos do que a metformina de liberação imediata. Além disso, a formulação XR permite que o paciente faça uso do medicamento em dose única diária.

Referência:
1.Long term weight loss with metfomin or lifestyle intervention in the Diabetes Prevention Program Outcomes Study. Apolzan et al. Ann Intern Med. May 21.

Receba novidades

WhatsApp