Blog

Veja nossas postagens

Lipoaspiração não é tratamento para obesidade

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico realizado para remover o excesso de gordura localizada e, por isso, um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais cobiçados da atualidade.

Mas, atenção: a lipoaspiração NÃO é tratamento para a obesidade!

Um estudo publicado no New England, em 2004, avaliou os efeitos da aspiração de grandes quantidades de gordura subcutânea da região abdominal, em mulheres com obesidade e diferentes graus de resistência insulínica. Contudo, o procedimento NÃO melhorou sensibilidade à insulina, concentrações séricas de marcadores de inflamatórios ou outros fatores de risco para doenças cardiovasculares presentes nas pacientes.

A mesma perda de peso, quando alcançada pelo tratamento farmacológico e comportamental (dieta e exercício físico) ideais, resulta em melhora acentuada dos marcadores metabólicos associados à obesidade, da sensibilidade à insulina, da pressão arterial, dos lipídeos séricos e dos marcadores inflamatórios.

Isso sugere que a simples retirada de massa gorda do organismo não é suficiente, sendo necessário um processo de emagrecimento através de um déficit energético para alcançar todos os benefícios metabólicos da perda de peso.

Receba novidades

WhatsApp