Blog

Veja nossas postagens

Existe um limite seguro para consumo de álcool?

Ao longo dos anos, o ato de beber foi integrado às tradições culturais e, até mesmo religiosas, em diferentes sociedades. Uma das principais razões para isto é que alguns dos efeitos das bebidas alcoólicas, como relaxamento e sensação de bem-estar, presentes quando o consumo é feito com responsabilidade, podem ser considerados potencialmente positivos.
Por outro lado, o uso nocivo dessa substância está associado a prejuízos individuais e coletivos — desde condições de saúde a questões sociais e econômicas.

No Brasil, a cerveja responde por 61,8% do consumo de álcool, seguida pelos destilados (34,3%) e pelo vinho (3,4%).
Após ser ingerido, o álcool leva cerca de uma hora para ser completamente absorvido pelo organismo. O tempo de absorção do álcool pode ser alterado por uma série de fatores, dentre eles, a presença de comida no estômago, o tipo de alimento ingerido antes de beber e a velocidade com que a pessoa consumiu a bebida alcoólica. Ele é transportado pelo sangue para todos os tecidos que contêm água. As maiores concentrações de álcool encontram-se no cérebro, no fígado, no coração, nos rins e nos músculos.

O impacto do álcool na saúde é determinado por dois fatores: o volume total de álcool ingerido e o padrão de consumo. A maior parte desses efeitos é dose dependente — ou seja, quanto maior o consumo, maiores os efeitos .
Os prejuízos podem ocorrer tanto em curto prazo — como ressaca, blecaute alcoólico, envolvimento em situações de violência e acidentes de trânsito — quanto em longo prazo — dependência, cirrose hepática, déficits cognitivos, alguns tipos de câncer, dentre outros. A extensão dos efeitos dessa substância pode ser explicada por sua ampla ação em diferentes órgãos e sistemas do corpo.

O que é dose padrão?

Dose padrão é a unidade de medida que define a quantidade de etanol puro contido nas bebidas alcoólicas. Uma dose padrão equivale, em geral, à mesma quantidade de álcool e corresponde a volumes maiores ou menores, dependendo do teor alcoólico das bebidas.
Atualmente, não há uma definição oficial para dose padrão no Brasil. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - CISA - considera os volumes e teores alcoólicos mais praticados no Brasil como sendo 1 dose de bebida correspondente a 14g de álcool puro.

Observe na figura abaixo o que equivale a 1 dose padrão para os diferentes tipos de bebidas.

 

 

Existe um nível seguro de consumo?

Segundo o CISA, não existe um nível seguro para o uso de bebidas alcoólicas, visto que, mesmo pequenas doses, ainda podem estar associadas a riscos significativos. É o caso de pessoas com maior predisposição para desenvolver doenças hepáticas ou vulnerabilidade genética para dependência do álcool, que precisam ter cuidado com o consumo dessa substância em qualquer quantidade ou frequência. Ainda que haja estudos que mostrem potenciais benefícios do consumo leve a moderado para diminuição de risco de algumas doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2, é preciso ficar alerta!

Nesse sentido, apesar de o uso leve a moderado de álcool ser benéfico para algumas pessoas, é preciso ressaltar alguns pontos:

• Isso não deve ser motivo para encorajar abstêmios a beber;
• Certamente, esses efeitos não podem ser generalizados para toda a população, pois os efeitos do álcool sobre a saúde também dependem do histórico médico e dos riscos individuais;
• Há circunstâncias em que o uso do álcool não é recomendado, nem em pequenas quantidades, sendo eles: menores de 18 anos, se for dirigir ou operar máquinas, grávidas, mulheres tentando engravidar, mulheres amamentando, pessoas que apresentem problemas de saúde que podem ser agravados pelo álcool, pessoas que fazem uso de medicamentos que interagem com o álcool e pessoas que possam não conseguir controlar seu consumo.

Qual a quantidade máxima de álcool “recomendada” para quem já bebe?

O consenso americano mais recente sugere que homens não devem ingerir mais do que 1-2 doses padrão por dia e mulheres não devem ingerir mais do que 1 dose padrão por dia. Esta é a definição usada pelo Departamento de Agricultura dos EUA e pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025.

O que é considerado Beber Pesado Episódico?

O Beber Pesado Episódico (BPE) é definido pela OMS como o consumo de 60g ou mais de álcool puro em, pelo menos, uma ocasião — o que equivale a cerca de 4 doses ou mais no Brasil.

Álcool e ganho de peso

Uma dose padrão de álcool, em média, contém 100-150 calorias. Desta forma, mesmo uma quantidade moderada de 3 bebidas por dia pode contribuir com mais de 300 calorias. Bebidas mistas que adicionam suco, tônico ou xaropes acrescentam, ainda mais, as calorias, aumentando o risco de ganho de peso ao longo do tempo.

Dependência do Álcool

A progressão do uso para o padrão de dependência é sutil e decorre, não somente da quantidade consumida, mas também da frequência, das circunstâncias desse consumo e das consequências para a saúde.
Critérios de dependência da ingestão do álcool.

• Forte desejo de beber;
• Dificuldade de controlar o consumo (não conseguir parar de beber depois de ter começado);
• Uso continuado, apesar de consequências negativas;
• Maior prioridade dada ao uso da substância, em detrimento de outras atividades e obrigações;
• Aumento da tolerância, sendo necessárias doses cada vez maiores de álcool para que se alcancem os mesmos efeitos, ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância;
• Quadro de abstinência física, com sintomas como suores, tremores e ansiedade, na falta.

Que profissional procurar se você suspeita estar dependente do álcool?

Dada essa complexidade, o ideal é que se procure um médico clínico geral ou um psiquiatra que farão uma avaliação diagnóstica detalhada, que permitirá a identificação do tratamento mais adequado.

Como começar a reduzir a ingestão de álcool?

• Estabeleça limites
Decida quantos dias por semana você planeja beber e quantas doses você planeja tomar. Por exemplo, você pode decidir beber apenas na sexta à noite ou no sábado à noite e tomar uma dose. Programe dias sem álcool toda semana.

• Conte suas bebidas
Use um aplicativo em seu dispositivo móvel para ajudar. Compreender quanto de álcool conta como uma bebida “padrão” também pode ajudar.

• Gerencie seus “gatilhos”
Se certas pessoas, lugares ou atividades o levam a beber mais do que o planejado, você pode evitar esses gatilhos. Por exemplo, em vez de um evento de happy hour com colegas de trabalho, sugira um almoço no meio da semana. Controle o ambiente, não deixando bebida alcoólica disponível em casa.

• Procure suporte
Peça o apoio de um amigo, membro da família, profissional de saúde ou outra pessoa que apoie sua escolha de beber menos.

Dra Luciana Dornelles Sampaio Péres

Médica

CRM 34995

Especialista em Clínica Médica - RQE 29636

Especialista em Endocrinologia - RQE 29637

Referências:
1. CISA: Álcool e a saúde dos brasileiros.
https://cisa.org.br/images/upload/Panorama_Alcool_Saude_CISA2020.pdf

2. Harvard Medical School: Alcohol: Balancing Risks and Benefits

 

Receba novidades

WhatsApp