Blog

Veja nossas postagens

Exercício emagrece?

Para que ocorra a perda de peso, é necessário que haja déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que se consome. Nesse caso, a prática de atividade física é eficiente para esse processo?
Através de estudos comparado com a utilização de dietas com calorias mais baixas, foi possível perceber que os exercícios, como estratégia única, produzem menor perda de peso; e que, quando associados à restrição calórica alimentar, geram uma perda de peso levemente otimizada.
Para que a prática de atividade provoque mudanças significativas é preciso que seja feita em alta intensidade e com constância, o que não se aplica a indivíduos obesos ou sedentários no início de seus tratamentos.
No entanto, exercícios físicos tem o importante papel de melhoria de diversas funções no corpo e aumento da adesão ao estilo de vida saudável no longo prazo, o que foi comprovado em um estudo com idosos obesos. Este analisou: desempenho físico, consumo de oxigênio de pico (relacionado a capacidade de aumento de intensidade do exercício), manutenção de massa magra e densidade óssea, e parâmetros de força e equilíbrio. Todos esses, tiveram uma melhoria significativa no grupo que aliou dieta e exercício, quando comparado a qualquer uma das duas estratégias sozinhas.

Receba novidades

WhatsApp