Disruptores Endócrinos
Os disruptores endócrinos ( DE) são definidos como substâncias químicas exógenas (não-naturais) ou mistura de substâncias químicas, que interferem com qualquer aspecto da ação hormonal.
Alguns exemplos comuns de DEs incluem ( passar foto da direita para esquerda) o DDT e outros pesticidas; bisfenol A (BPA) e ftalatos, utilizados em produtos infantis, produtos de higiene pessoal e em recipientes para alimentos; retardadores de chamas utilizados em móveis e pavimentos.
Há boas razões para a suspeita de que a crescente produção e utilização de produtos químicos estejam relacionadas com a crescente incidência de doenças endócrinas pediátricas nos últimos 20 anos, incluindo problemas reprodutivos masculinos (criptorquidia, hipospádia, câncer testicular), puberdade feminina precoce, leucemia, câncer cerebral e distúrbios neurocomportamentais.
Geralmente, os DEs perturbam o sistema endócrino imitando ou bloqueando um hormônio natural. No caso de imitação do hormônio, um DE pode “enganar” o receptor do hormônio, fazendo ele responder como se o DE fosse o hormônio, e isto pode inadequadamente ativar o receptor e acionar processos normalmente ativados apenas pelo hormônio natural.
No caso de bloqueadores hormonais, um DE pode ligar-se ao receptor de um hormônio, mas neste caso, o receptor é bloqueado e não pode ser ativado, mesmo na presença do hormônio natural.
REFERÊNCIA: INTRODUÇÃO AOS DISRUPTORES ENDÓCRINOS (DEs)
UM GUIA PARA GOVERNOS E ORGANIZAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO