Blog

Veja nossas postagens

Dieta e prevenção de Diabetes: dieta a base de plantas (plant-based) é a solução?

Papel da dieta na prevenção do Diabetes

A dieta desempenha um papel importante na prevenção do Diabetes tipo 2 (DM2). Existem evidências convincentes de que a ingestão de alimentos e componentes dietéticos de fontes vegetais, por exemplo, produtos integrais, fibras, gorduras vegetais e proteínas vegetais é associada com menor risco de DM2. Em contraste, maior consumo de carne, especialmente carne vermelha e processada, bem como a gordura de origem animal, tem sido associada ao aumento do risco de DM2.

Reunindo os dois aspectos, alguns estudos investigaram se a adesão a padrões alimentares à base de plantas (alta ingestão de produtos à base de plantas e baixa ingestão de carne e/ou produtos de origem animal) está associada ao risco de DM2. Uma meta-análise, recentemente publicada, de nove estudos prospectivos de coorte (1) mostrou que uma maior adesão a um padrão alimentar baseado em vegetais foi associada a uma redução de 23% no risco de DM2 em comparação com uma baixa adesão.

Outra revisão sistemática e meta-análise focada explicitamente em padrões dietéticos vegetarianos e incidência de DM2, indicaram uma prevalência e incidência reduzida de DM2 em indivíduos que seguem uma dieta vegetariana em comparação com onívoros(2). No entanto, a qualidade da evidência foi avaliada como baixa. Uma dieta vegana é mais restritiva e a evidência para a prevenção do diabetes com essa dieta é muito limitada(3).

Este ano, foi publicado no periódico Diabetes Care, um estudo de Glenn et al.(4) que investigou a associação entre a Dieta Portfólio e incidência de DM2 usando dados de 145.299 mulheres na pós-menopausa.

Mas o que é a Dieta Portfólio?

A Dieta Portfólio foi introduzida em 2002 como um “portfólio dietético” de alimentos redutores de colesterol, incluindo: esteróis vegetais, proteínas vegetais, oleoginosas e fibras viscosas, com foco , principalmente, na redução do colesterol LDL e, portanto, no risco de doença cardiovascular. Nela, recomenda-se:

· 5 porções de frutas e vegetais ao dia.
· consumo de proteínas de origem vegetal, como a proteína de soja, edamame, feijões, lentilhas e grão de bico. A sugestão é, pelo menos, 45g/dia.
· consumo diário de fibras solúveis viscosas, provenientes da aveia, cevada e psyllium, pelo menos 20g dia.
· consumo diário de sementes oleaginosas. Recomenda-se um punhado ao dia de sementes como castanhas, nozes, pistache e amêndoas.
· consumo de fitoesteróis ou esteróis vegetais encontrados em óleos, oleaginosas, sementes (gergelim, linhaça) ou frutas como coco e abacate. Recomenda-se 2g dia.

 

 

Exemplo de cardápio:

Café da manhã
1 fatia de pão integral com tofu e abacate
OU
Abacate com tofu e mix de sementes

Almoço
Salada com tofu e vegetais e arroz integral
OU
Salada com edamame e grão de bico

Lanche
Mix de nuts, frutas e iogurte de soja
OU
1 copo de leite de soja batido com psyllium e abacate

Jantar
Hamburguer de soja com vegetais
OU
Sanduíche com pão integral, vegetais grelhado, salada e tofu

Resultados

Após um acompanhamento médio de 16 anos, 13.943 casos de diabetes foram diagnosticados. Uma maior adesão à Dieta Portfólio foi associada a um risco relativo 23% menor de DM2 em comparação com uma baixa adesão.

A Dieta Portfólio é superior a outras dietas a base de plantas?

Glenn et al também analisaram associações entre adesão à dieta do Mediterrâneo e dieta DASH (ambos os padrões alimentares que também são baseados predominantemente em produtos vegetais) e risco de DM2. Em comparações com a Dieta Portfólio, foram observadas associações semelhantes. Essas descobertas ressaltam que, até agora, não há evidências de que um padrão alimentar específico à base de plantas seja mais benéfico em comparação com outro - muito pelo contrário: os resultados indicam que diferentes abordagens dietéticas a base de plantas
ou, predominantemente à base de plantas, podem ser úteis para a prevenção do DM2. No entanto, fica a ressalva de um estudo publicado anteriormente que mostrou que, não basta ser uma dieta a base de plantas, deve ser uma dieta saudável a base de plantas, caracterizada por uma alta ingestão de produtos frescos e não processados. Só nesse caso há menor risco de DM2.

Pontos fortes e fracos do estudo

A força do estudo de Glenn et al. é o grande tamanho da amostra (dados de 145.299 mulheres), a longa duração do acompanhamento (16 anos) e o grande número de casos incidentes de DM2 (13.943 casos). No entanto, apenas mulheres na pós-menopausa foram incluídas neste estudo e, portanto, os resultados não são generalizáveis para outros grupos. Outra limitação existente é que as informações dietéticas foram avaliadas por autorrelato.

Finalmente, devido à natureza do desenho do estudo ser observacional, fatores de confusão podem ter influenciado os achados. Por exemplo, é provável que os indivíduos que sigam uma dieta à base de plantas também adotem um estilo de vida mais saudável (por exemplo, não fumem, sejam fisicamente mais ativos, se mantenham em uma faixa de peso normal) ou, sejam geralmente mais saudáveis, o que poderia ser uma possível explicação para essa observação. No entanto, os autores ajustaram fatores de confusão importantes e conduziram uma análise de sensibilidade excluindo indivíduos com doenças crônicas no início do estudo.

Este estudo aumenta a evidência de que uma dieta, predominantemente baseada em vegetais, está associada a um menor risco de DM2, e os autores mostraram, pela primeira vez, que a dieta Portfólio pode ser uma abordagem eficaz para a prevenção do DM2.

Este texto foi escrito pela Dra. Luciana Péres (@endocrinoluperes) em colaboração com a nutricionista Renata Schwartz (@nutriskinbrasil).

1. Qian F, Liu G, Hu FB, Bhupathiraju SN, Sun Q. Association between plant-based dietary patterns and risk of type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis.
2. Lee Y, Park K. Adherence to a vegetarian diet and diabetes risk: a systematic review and meta- analysis of observational studies. Nutrients 2017;9:603.
3. Selinger E, Neuenschwander M, Koller A, et al. Evidence of a vegan diet for health benefits and risks – an umbrella review of meta-analyses of observational and clinical studies. Crit Rev Food Sci Nutr. 16 May 2022 .
4. Glenn AJ, Li J, Lo K, et al. The Portfolio Diet and incident type 2 diabetes: findings from the Women’s Health Initiative prospective cohort study. Diabetes Care 2023;46:28–37.

Receba novidades

WhatsApp