Blog

Veja nossas postagens

Contraceptivo oral combinado e ganho de peso

Para falar desse assunto gosto muito de citar esse artigo de revisão( veja a referência no final).

O objetivo da revisão foi avaliar a associação potencial entre o uso de contraceptivos combinados e alterações no peso.

O ganho de peso é frequentemente considerado um efeito colateral dos contraceptivos hormonais combinados, e muitas mulheres e médicos acreditam que existe uma associação. A preocupação com o ganho de peso pode limitar o uso desse método de contracepção , impedindo o início de seu uso e causando a descontinuação precoce dos usuários. No entanto, uma relação causal entre contraceptivos combinados e ganho de peso não foi estabelecida.


As evidências disponíveis são insuficientes para determinar o efeito dos contraceptivos combinados no peso, mas NENHUM efeito GRANDE foi evidente. Os ensaios para avaliar a ligação entre contraceptivos combinados e alteração de peso requerem um grupo placebo ou não hormonal para controlar outros fatores, incluindo alterações no peso ao longo do tempo.


A maioria das comparações de diferentes contraceptivos combinados não mostrou diferença substancial no peso. Além disso, a descontinuação dos contraceptivos combinados devido à mudança de peso não diferiu entre os grupos em que isso foi estudado

Referência: Cochrane Database of Systematic Reviews. Combination contraceptives: effects on weight.

Receba novidades

WhatsApp