Blog

Veja nossas postagens

Consequências da privação crônica de sono

Vocês sabem quais as conquências da privação crônica de sono?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 Pequenos estudos em adultos saudáveis submetidos a restrição de sono experimentalmente sugerem que sono de curta duração contribua para o ganho de peso e aumento do risco de diabetes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudos prospectivos com mais de 160.000 indivíduos saudáveis e não obesos com idade entre 20-80 anos que relatavam dormir menos de 6 horas por dia foram associados ao aumento de risco de desenvolver diversos fatores de riscos cardiometabólicos durante um período de seguimento de 18 anos, entre eles, obesidade central, aumento da glicose de jejum, queda do colesterol HDL ( “colesterol bom”), aumento dos triglicérideos e síndrome metabólica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Existem também estudos que demonstram associação entre privação de sono e aumento de doença aterosclerótica (formação de placas de ateroma). A inflamação crônica (aumento dos marcadores inflamatórios) promovida pela restrição de sono explica parcialmente porque isso ocorre.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Imunodepressão: a privação de sono também está associada com redução da imunidade. Algumas evidências associam as poucas horas de sono com o aumento de risco de resfriados e resposta imune reduzida a vacinação contra o vírus influenza, por exemplo.

Receba novidades

WhatsApp