Antidepressivos e Antipsicóticos x Ganho de Peso
O ganho de peso é um efeito adverso de antidepressivos e antipsicóticos. Esse efeito colateral pode levar a várias comorbidades e reduzir a expectativa de vida.
No mundo todo, o uso desses medicamentos está aumentando, e o ganho de peso produzido por eles representa um desafio clínico comum no consultório médico.
A revista médica Obesity Reviews publicou recentemente uma revisão sistemática que avaliava a associação da terapia antidepressiva e antipsicótica com o ganho de peso corporal em estudos de coorte.
Dos 27 estudos de coorte elegíveis , que incluíram crianças e adultos, um alto número de participantes ganharam peso durante o uso dessas medicações.
- A maioria dos estudos mostrou um ganho de peso de 5% em indivíduos em uso de terapia antidepressiva.
- Já no grupo dos antipsicóticos como a quetiapina, haloperidol, trifluoperazina, risperidona, aripiprazol, olanzapina e clozapina o peso corporal aumentou mais que 7% , o que é considerado um resultado clinicamente significativo !!
. - Perda de peso foi encontrada em indivíduos tratados com Bupropiona.
Muitos mecanismos podem explicar porque isso ocorre. O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal pode ser ativado por transtornos depressivos levando a deposição de gordura visceral, secreção de citocinas inflamatórias e várias outras mudanças biológicas.
Também não pode ser excluída a possibilidade de que os próprios transtornos psiquiátricos (ao invés das medicações) sejam a causa do ganho de peso.
Referência:
Effects of antidepressant and antipsychotic use on weight gain: A systematic review. Obesity Reviews.
# Post de caráter informativo. Nenhuma medicação deve ser iniciada ou suspensa sem avaliação médica.