Blog

Veja nossas postagens

4 Dicas para combater a Esteatose Hepática

Seguindo essas quatro dicas, você estará cultivando hábitos mais saudáveis e combatendo a esteatose hepática (doença hepática gordurosa não alcoólica)!

  1. A perda de peso é essencial! Metanálises mostram que a redução do peso corporal, em pelo menos 5%, é capaz de diminuir o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), enquanto a redução de 7%-10% do peso foi associada à diminuição da inflamação na esteato-hepatite. E não para por aí! Quanto maior o grau de perda de peso, mais significativa é a melhora. Tal que, perdas superiores a 10% do peso corporal foram associadas a melhora em todas as características da doença , incluindo a fibrose.
  2. Exercite-se! A prática de atividades físicas (em torno de 150 minutos por semana) é comprovadamente capaz de reduzir os marcadores de danos hepáticos, independente de haver perda de peso ou não.
  3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Sabemos que o consumo EXAGERADO de bebidas alcoólicas é prejudicial para a saúde da população em geral. Mas, quando se trata de um paciente com doença hepática gordurosa não alcoólica, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é ainda mais nocivo, podendo acelerar o processo de dano hepáico e piorar o quadro da doença.
  4. Consuma café: Estudos observacionais apontam que o consumo de café está relacionado a uma redução no risco de desenvolvimento da esteatose e fibrose hepática de forma significativa.Não há evidências sobre a quantidade ideal de consumo, devendo ser individualizada e avaliada por um médico em cada caso.

Referências:
1- The diagnosis and management of nonalcoholic fatty liver disease: practice guidance from the American Association for the Study of Liver Diseases. Hepatology 2018. Chalasani et al.
2- Coffee consumption and risk of nonalcoholic fatty liver disease: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Gastroenterology & Hepatology 2017. Wijarnpreecha et al.
3- ESPEN guideline on clinical nutrition in liver disease. Clinical Nutrition, 2019. Mathias et al.

Receba novidades

WhatsApp